“Eu sou artista e operário, sou estudante esportista eu sou de luta sou Brasil sou União da Juventude Socialista”.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
OS BENEFICIOS DO XADREZ
O xadrez está atravessando por uma fase de aceleração. Este esporte nunca antes tinha se difundido tanto nos meios de comunicação. Os torneios Estaduais e Nacionais vêm se multiplicando.
Não podemos deixar de falar que nosso Município já foi referência em nosso Estado e no País.
Igualmente, vemos com alegria uma grande quantidade de jovens conquistando eventos enxadrísticos de maior prestígio, nosso município e nossos jovens não podem ficar de fora.
O xadrez é considerado ciência (tem sido investigado por áreas como psicologia, pedagogia, história, matemática, informática, entre outras), arte (o enxadrista ao realizar uma bela partida experimenta a sensação estética similar à sentida ante uma obra mestra da pintura ou da música) e esporte (pelo seu caráter competitivo, sendo, inclusive, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional – COI –, como modalidade esportiva desde 1999).
Sabemos da dificuldade apresentada pelos alunos no que diz respeito aos acúmulos de conhecimentos nas mais distintas áreas, tendo como principais carências: a falta de concentração e memorização, raciocínio lógico-dedutivo na resolução de problemas, na incapacidade de abstração na coerência da idéia central, na pouca paciência para resolução de exercícios e para aprendizagem de conteúdos, sendo esses alguns dos fatores que refletem diretamente no processo ensino-aprendizagem.
Na tentativa de amenizar estes problemas, apresentaremos o jogo de xadrez como ferramenta para auxiliar no ensino, pois este jogo vai trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e metodológica do estudo como um todo.
A Educação moderna volta-se cada vez mais para encerrar o ciclo do ensino por adestramento, pela aprendizagem consciente, onde o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar. Neste particular, o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto estimulando entre outros o espírito competitivo, como adequando-se sobremaneira às exigências da Educação moderna.
Por este motivos levamos um projeto para o Prefeito Municipal de Meruoca, o mesmo ressaltou que o xadrez vai ser incentivado em sua administração, incluído como disciplina nas escolas do município, pediu que o responsável pelo projeto o faça o mais rápido possível.
Esta futura conquista é uma vitória de todos!
Postagem: Daltim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meruoca tem se proposto a inovação e ao avanço da educação em nosso municipio, porém é necessário o incentivo básico e estrutural, pois a juventude não quer migalhas de educação, esporte. Se quer e por direito a condição de exercer o papel de aluno no seu mais amplo espaço!
ResponderExcluir