terça-feira, 24 de novembro de 2009

DIA INTERNACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


No Mês em que comemoramos o 25 de novembro - Dia Internacional pela Erradicação de
Todas as formas de Violência contra a Mulher, A UJS- Ceará/ Direitoria de Mulheres vem pautar nossas principais bandeiras de luta: fortalecimento a identidade feminina, afirmando que as mulheres são donas do prórpio corpo; ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, como forma, inclusive, de enfrentar a violência; avançar na garantia de políticas públicas em saúde, trabalho, educação e cultura; defender a LEI MARIA DA PENHA, conquista das mulheres brasileiras, impedindo que sofra qualquer tip de retrocesso.

No Estado do Ceará, o ano de 2009 ainda não terminou e ja foram assassinadas 113 mulheres, por seus agressores - maridos, companheiros e/ou namorados. Um aumento de 21%, em relação aos 93 assassinados ocorridos durante todo o ano de 2008, em nosso Estado. Esta realidade nos coloca os desafios de: lutar pela implementação da Secretaria Estadual de Mulheres; ampliação do número de juizados, delegacias especializadas, casas-abrigo, centros de referência, numa concepção que não responsabilize as mulheres pela violência que sofram, mas que enfrente o desafio da violência sexista como algo que deve ser desconstituído pelo conjunto de toda a sociedade. É necessário que o Ceará, os governos municipal e estadual possam, ainda mais, efetivar políticas que elevem as condições de vida das mulheres.

Defender um plano de desenvolvimento nacional para nosso país, que avance, ainda mais, do que o Governo Lula vêm implementando é de fundamental importância para vida das mulhers, em especial para as mulheres pobre e negras.

Continuemos firmes em nossa luta diária, entendendo que a luta feminista e das mulheres se entrlaça à luta diària, entendendo que a luta feminista e das mulheres se entrelaça à luta mais geral de nosso povo, na certeza de construção de uma sociedade, verdadeiramente, livre, justa e igualitária.

Saudações:

Dáltony Marcio Aguiar Trajano (Daltim)
Diretor Estadual da UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário