A cidade do Rio de Janeiro acaba de ser escolhida sede das Olimpíadas de 2016. O anúncio aconteceu em Copenhagen, Dinamarca, nesta sexta-feira, pouco depois das 14h. A vitória brasileira veio por 66 votos a 32.
É a primeira vez que os Jogos acontecerão no América do Sul. Em apresentação emocionante, a delegação brasileira ressaltou o ineditismo, o potencial do país, o apoio popular e o legado que a maior competição esportiva poderia deixar por aqui. Para conseguir tal feito, a Cidade Maravilhosa deixou para trás Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).
A despeito da presença de Barack Obama, a primeira cidade a sair do páreo foi Chicago. Logo depois, foi a vez de Tóquio, deixando a disputa definitiva para brasileiros e espanhóis.
O presidente Lula, muito emocionado, falou que o que pesou a favor da Rio de Janeiro foi a forma apaixonada como o povo abraçou o desafio olímpico e que esta é uma vitória do Brasil e da América do Sul. "Prevaleceu a razão, a paixão e a verdade. O Brasil merecia fazer uma Olimpíada", disse.
Depois, na coletiva de imprensa, Lula brincou com o fato de ter ganho de Obama. "Eu convidei o Obama a vir aqui na reunião do G20 e ele disse 'não, minha mulher vai e ela é boa nisso. Uma mulher pode sensibilizar mais os homens'. Eu já disse 'Obama, se você não for eu vou ganhar', ele veio e quis Deus que o Rio ganhasse". O "Rio de Janeiro merece, o Brasil merece e, sobretudo, o povo brasileiro merece", finalizou o presidente.
Lula também dedicou as Olimpíadas à juventude brasileira. "Durante décadas eles não tiveram chance e agora terão. Durante muito tempo a juventude brasieira foi esquecida e a partir de agora é diferente".
Lula também dedicou as Olimpíadas à juventude brasileira. "Durante décadas eles não tiveram chance e agora terão. Durante muito tempo a juventude brasieira foi esquecida e a partir de agora é diferente".
A UJS parabeniza todo o povo brasileiro por mais essa vitória! Parabéns, Rio de Janeiro! Parabéns, Brasil! E - por que não? - parabéns UJS, afinal o ministro que ajudou a construir essa vitória é Orlando Silva, ex-presidente da entidade.
Daltim
Diretor Estadual da UJS-Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário